O que dizer sobre 2020 ? Podemos afirmar que este é o ano dos grandes desafios e o que aconteceu até agora foi algo jamais visto: a pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, que acabou transformando o cotidiano e o comportamento das pessoas.
A pandemia passou a ser o assunto mais abordado do ano. Esteve presente nas conversas populares, foi tema das reportagens diárias na mídia, influenciou a estratégia das empresas, causou reflexos na política e gerou a mobilização em massa dos profissionais da área da saúde. O cenário se desenhou como alarmante.
Certamente 2020 terá um capítulo especial nos livros de história da humanidade. A primeira parte do ano, entre janeiro a março, houve uma certa normalidade, mas nos meses seguintes veio a propagação do vírus em escala mundial que forçou uma mudança radical em nosso estilo de vida.
Passamos a conviver com bombardeios de informações de todos os tipos, entre eles o surgimento de profetizações do “novo normal”, tratamentos com alquimias, soluções mágicas e ainda manter o isolamento social, nos deixando longe dos amigos, parentes, fora do ambiente de trabalho e das atividades de lazer.
Muitas empresas foram afetadas e sem dúvidas fomos submetidos a um forte exercício de superação colocando a nossa capacidade de resiliência à prova.
Como a situação é causada por uma variável em que não temos o controle, precisamos nos adaptar e seguir em frente.
Vamos considerar que em 2020 tivemos a oportunidade de ter alguns momentos de reflexão para revisar as nossas estratégias, rever a postura pessoal, profissional e empresarial com mais amadurecimento para poder enfrentar as mudanças com sabedoria e aceitar que este ano foi um período de aprendizado.
Seguiremos com maior clareza para 2021 com uma estratégia de negócio que garanta a sobrexistência diante dos desafios e ainda projetar o crescimento.
O Marketing digital despontou nesse contexto como aliado para acessar os mercados e manter o foco no cliente, com ferramentas de relacionamento e vendas on-line. A tecnologia teve e continua tendo um papel fundamental, passando a oferecer facilidades na comunicação, indo dos estudos às relações de trabalho, pessoais e comerciais para amenizar os efeitos do isolamento.
Muitas dessas novas rotinas se transformaram em hábitos e já estão incorporados no cotidiano de muitas empresas e pessoas, devendo ficar em definitivo mesmo após a crise da pandemia. Aqueles que nunca compraram pela internet, adotaram esse canal para suprir as suas necessidades e isso acabou proporcionando uma nova experiência de consumo.
A tendência é que em 2021 continuaremos a ter desafios pela frente. O simples fato de virar o ano no calendário não significa que a crise irá se dissipar instantaneamente. Precisamos ser realistas e transformar a experiência adquirida em 2020 como fator de motivação para nos fazer mais fortes e dar continuidade em nossa jornada.
Um novo ano sempre surge no horizonte com otimismo e boas perspectivas. A passagem para 2021 não será diferente e sem dúvidas iremos acrescentar em nossa tradicional lista de desejos: a cura da Covid 19, a retomada dos negócios e poder voltar a abraçar as pessoas queridas com segurança e sem preocupações.