No mundo corporativo a palavra qualidade aparece com frequência e muitos empresários buscam o reconhecimento de suas empresas por aquilo que eles produzem.
Mesmo com as dificuldades do dia-a-dia, cheios de obstáculos, naturais em qualquer tipo de negócio, os empreendedores de visão não podem deixar de lado o verdadeiro sentido do termo “qualidade”.
Estratégias para que a empresa supere os momentos turbulentos são bem vidas, mas podem trazer em seu interior, pontos cegos e ações tentadoras que prejudiquem aquilo que o negócio tem de tão valioso, que são os seus produtos ou serviços que comercializa.
A redução de custos e buscas por saídas práticas e imediatistas podem sugerir mudanças na produção, abrindo uma brecha para baixar o nível da qualidade do produto com a ilusão de que o consumidor final não irá perceber. Também a utilização de ingredientes de qualidade inferior pode provocar a quebra da produção com o consequente aumento dos custos.
Num primeiro instante, esta estratégia poderá até surtir algum efeito sim, mas certamente será de curto prazo. Os clientes não ficarão satisfeitos e poderão abandonar a marca, de uma forma irreversível.
Jamais a qualidade deverá ser posta em jogo. A experiência do cliente como diferencial competitivo é importante em momentos em que a competição fica mais acirrada, como nos dias de hoje por exemplo, e o empresário poderá ter uma reversão de suas expectativas.
As bases do encantamento do cliente passam pelo bom produto, feito com bons ingredientes, por exemplo.
O pequeno ou médio empresário e os iniciantes que se encontram no estágio inicial de evolução em seus negócios, estão colocando energia na consolidação estratégica comercial da empresa e devem zelar palas boas práticas procurando parcerias com fornecedores que entreguem produtos qualificados e serviços de apoio técnico, criando assim, um caminho para se preparar para certificações e conformidades técnicas para garantir a qualidade de sua produção.