QAlimentare

  
  
  
  

Henri Nestlé, uma história inspiradora

(Tempo de leitura: 5 minutos)



A Marca Nestlé, conhecida mundialmente nos dias de hoje e famosa pela qualidade de seus produtos, teve início com uma fantástica história de empreendedorismo, aliada ao forte espírito inovador de seu idealizador, o alemão natural de Frankfurt, Sr. Henri Nestlé.

A sua trajetória teve início no ano de 1836, na ocasião com 20 anos, quando completou um período de quatro anos como aprendiz de farmácia e ficou oficialmente autorizado a aviar receitas médicas, fazer experiências químicas e até vender medicamentos.

Nessa ocasião, ele mudou seu nome verdadeiro, de Heinrich Nestlé, para Henri Nestlé, aproximando-se da grafia francesa, para se adaptar às condições da sociedade de Vevey, na Suíça.

Mas o primeiro grande passo, foi a aquisição, em 1843, de uma das indústrias mais prósperas da região, especializada na produção de óleos vegetais da semente de “colza”, além da produção de óleos de nozes, água mineral gasificada e limonada. Sua jornada empreendedora, passou ainda pela área de iluminação a gás e até no segmento de fertilizantes.

Contudo, o cenário da época não era bom. Por esse período, a Europa sofria com a alta taxa de mortalidade infantil, inclusive envolvendo crianças de sua própria família, onde a metade faleceu antes de se tornarem adultas. Sensibilizado com esse fato e aliando seus conhecimentos obtidos como assistente farmacêutico, mais a experiência de sua esposa, Anna, com seus estudos sobre a mortalidade infantil, mobilizou-se para encontrar uma solução para o problema e assim, resolveu combinar o leite de vaca com farinha de trigo e açúcar para substituir o leite materno para as crianças que rejeitavam o leite de suas mães.

Não se tem uma data exata de quando esse trabalho com fórmulas infantis iniciou, mas sabe–se que que houve, nesse período, uma aproximação industrial com seu amigo e cientista em nutrição humana Jean Schnetzler, que havia conseguido retirar ácidos e amido da farinha de trigo, de difícil digestão pelos bebês, permitindo que esse pó, pudesse ser preparado adicionando-se apenas água.

Teve início então, em 1886 o verdadeiro início da empresa Nestlé, quando a primeira fábrica europeia de leite condensado foi inaugurada em Vevey, e Henri Nestlé lançou oficialmente a “Farine Lactée”. Destaca-se que esse produto salvou a vida do filho de um vizinho e essa vocação pela nutrição de qualidade alavancou ainda mais seu valoroso ímpeto empreendedor.

Um fato interessante aconteceu no ano de 1868, quando Henri Nestlé, percebendo o potencial do produto e com uma visão nítida de crescimento, tratou de registrar a marca “Nestlé”, uma postura rara nos empresários da época, que já se adiantava no tempo e fez o que conhecemos hoje como “branding”, inclusive na forma figurativa, incluindo o ninho com os três pássaros sendo alimentados num galho de carvalho (*). Na verdade, esse desenho já era a base do brasão de sua família. Aqui houve um insight de criatividade aliado à oportunidade, pois a palavra “nestlé”, no dialeto da Suábia, uma região ao sudeste da Alemanha, significa “pequeno ninho” e também o número de três pequenos pássaros, remetia aos três primeiros irmãos da família. Essa marca é tão adequada que permanece até hoje, sendo aprimorada constantemente.

A “Farine Lactée” então, se difundiu rapidamente em função de seu valor nutritivo, passando a ser vendido por toda a Europa e chegando aos EUA por volta de 1870, com o uso da reputação da alta qualidade do leite da Suíça, uma brilhante estratégia de marketing.

Nesse estágio, o trabalho de Henri Nestlé já estava em evidência e foi quando o chocolatier Daniel Peter aproveitou o processo de condensação do leite para aperfeiçoar a formulação do seu chocolate ao leite em 1875, uma parceria que seria um embrião do uso do chocolate pela companhia.

Nessa mesma época, com 60 anos, Henri Nestlé vendeu a sua empresa, que permaneceu utilizando seu sobrenome como a principal marca.

Superando vários anos com algumas fusões e crises causadas pela Primeira Grande Guerra o crescimento da Nestlé foi significativo e em 1918 a empresa já contava com 40 fábricas em todo o mundo e em 1925 superou as dificuldades com a aquisição da Peter, Callier, Kohler Swiss Chocolate Company, momento que passou a tornar o chocolate como parte integrante dos negócios da empresa.

O crescimento dos negócios gerou ampliação do mix de produtos e a expansão corporativa extraordinária ao longo das décadas seguintes, até os dias atuais, tornando a Nestlé um dos maiores compradores mundiais de leite além de commodities como café e cacau, dando continuidade aos trabalhos de Henri Nestlé, falecido em 1890.



Fontes:
https://web.archive.org/web/20150105011212/http://www.nestle.com/AboutUs/History/Pages/History.aspx

http://www.nestle.com/aboutus/history/company-founder-henri-nestle

(*) NOTA IMPORTANTE:
Nestlé é uma marca registrada. Imagem do logo Nestlé disponibilizada por licença Creative Commons em seu site: https://www.nestle.com/media/images-video e https://www.flickr.com/photos/nestle


  
  
  
  



Cadastre-se para receber nossos artigos e matérias:

* campo obrigatório