QAlimentare

  
  
  
  

O que é o Soro de Leite em Pó?

(Tempo de leitura: 1 minuto e 30 segundos)



O Soro de Leite é o líquido gerado após a dessora e prensagem na fabricação de queijos. Representa em média 85% do volume do leite utilizado e mantém cerca de 55% dos nutrientes originais.

A presença de carboidratos como a lactose e de proteínas solúveis, preserva o valor nutricional do Soro, que após passar por processo de desmineralização parcial, conta ainda com cálcio, sódio, fósforo e potássio em sua composição.

A forma de pó é obtida na indústria geralmente através da desidratação do soro de leite já pasteurizado após uma filtração, seguida de evaporação à vácuo e secagem, utilizando a técnica conhecida como "Secagem por Atomização" ou “Spray Drying”.

O Soro de Leite em Pó apresenta uma ótima relação de custo-benefício, por ser, um ingrediente que oferece sabor lácteo típico, com aspecto físico semelhante ao do leite em pó. Tem sido aplicado com sucesso na produção de alimentos de diversas categorias, como pães, biscoitos, bolos, pré-misturas, sorvetes, bebidas lácteas, chocolates e coberturas.

É considerada uma matéria-prima polivalente por conter inúmeros benefícios na substituição dos sólidos de leite. Na fabricação de alimentos, as proteínas se destacam pelas suas propriedades funcionais e nutricionais.

Os fabricantes da indústria alimentícia compreendem a importância de incluir o Soro de Leite em Pó em seus produtos por conter aminoácidos essenciais de alto valor biológico, fator valorizado pelos clientes mais exigentes.



Fontes:

PITHAN E SILVA, R. O. et al. Aspectos Relativos à Produção de Soro de Leite no Brasil, 2007-2016. Informações Econômicas, SP, v. 47, n. 2, abr./jun. 2017 (http://www.iea.sp.gov.br/ftpiea/ie/2017/tec1-0417.pdf )

ALVES, M. P. et al. Rev. Soro de Leite: Tecnologias para o Processamento de Coprodutos - 2014. Inst. Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 69, n. 3, p. 212-226, mai/jun, 2014

LUZ, G. B. Processo de Extração das Proteínas de Soto de Leite para Produção de Concentrado Proteico. E-Tech Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2016

  
  
  
  



Cadastre-se para receber nossos artigos e matérias:

* campo obrigatório