O Leite em Pó é tão nutritivo quanto o Leite Líquido e mantém as propriedades originais do Leite Cru. Este artigo especial da QAlimentare destaca as diferenças mais relevantes dos diferentes tipos de Leite existentes no mercado.
O Leite é um alimento extremamente nutritivo e a faixa do valor energético da porção padrão de 200ml é de 120 a 125kcal, sendo ainda, uma das melhores fontes cálcio e aminoácidos indispensáveis para a saúde.
O consumo de Leite previne a osteoporose, uma doença que afeta as pessoas geralmente em idade avançada. Numa população como a brasileira, que teve significativo aumento da expectativa de vida nos últimos anos, com consequente crescimento populacional da terceira idade, o Leite passou a ter maior demanda nesta faixa etária.
|
Com o aumento do consumo geral, temos um aumento da curiosidade com relação às diferentes opções de Leite disponíveis no mercado.
O Leite Cru refrigerado e pasteurizado
O Leite Líquido, após a coleta com os devidos cuidados sanitários, passa por um processo térmico, chamado pasteurização, que consiste no aquecimento do líquido a uma temperatura de 72-75°C durante 10 a 15 segundos e, na refrigeração subsequente, a temperatura de saída do Leite não deve ser superior a 4°C.
O Leite UHT
O Leite Longa Vida ou homogeneizado ou UHT (Ultra High Temperature) em inglês ou ainda, UAT (Ultra Alta Temperatura) em português, é um produto com data de validade estendida e pode durar alguns meses em suas embalagens estéreis e hermeticamente fechadas. Para que isso seja viável, o Leite passa por um processo de térmico de 130-150°C por 2 a 4 segundos, de fluxo contínuo, sendo imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32°C para que possa ser estocado fora da geladeira. Os leites UHT são classificados em Integral, Semidesnatado e Desnatado. Existe uma tendência de mercado com o Tipo Zero Lactose como alternativa diante da intolerância de pessoas na digestão deste açúcar.
O Leite em Pó
O Leite em Pó é um derivado do Leite Líquido, obtido através da desidratação, mantendo seu valor nutritivo e pode ser classificado em Integral, Parcialmente Desnatado e Desnatado (sugiro ler artigo O Leite em Pó!). Nesse processo, a água, que é o maior volume do Leite Líquido, é eliminada, assim o Leite em Pó ganha praticidade no armazenamento, transporte, distribuição e durabilidade de até 24 meses. Para o seu preparo, recomenda-se seguir as orientações de reconstituição (adição de água), conforme os rótulos dos produtos.
E como é o uso do Leite em Pó na indústria alimentícia?
A opção da escolha do uso do Leite em Pó ao invés do Leite Líquido na produção traz inúmeras vantagens, como maior estabilidade, qualidade sanitária, não exige refrigeração durante a logística e menor taxa de deterioração devido à baixa presença de água. Beneficia-se desta forma, a indústria alimentícia, o food service, restaurantes, hotéis, casas de repouso e outras atividades que utilizam o Leite em escala e precisam otimizar a produção e manter a qualidade do produto final.
A origem do Leite em Pó utilizado na produção é fundamental, partindo da seleção criteriosa dos fornecedores para que os alimentos produzidos atinjam os critérios de qualidade.
Fica um ponto para reflexão: Na hora de fazer a compra de Leite para sua produção, qual é a sua opção entre os diversos tipos? Conte para nós!
|